Diferenças básicas entre a fotografia tradicional e a digital

12 04 2009

Um fator decisivo para a popularização da fotografia no mundo foi a invenção do filme 135 feito pela Kodak, em 1934. Desde então, a fotografia continuou sua evolução, assim como as câmeras.

filme-kodak1

A fotografia digital proporcionou novas experiências para os fotógrafos. As diversas possibilidades oferecidas pelas máquinas digitais são atraentes, mas quais são as principais diferenças entre fotografar com uma máquina tradicional (com filme) e uma máquina digital? Na verdade, a essência é a mesma, mas o que muda é a forma de captação de imagem e seu armazenamento. Vejamos:

Captação de imagem:
Máquina tradicional:
utiliza suporte físico e o filme para armazenar a foto. Sobre o filme, existe um produto químico, que é sensibilizado pela luz e faz o registro da imagem.

imgp5201128

Máquina digital: utiliza memória interna ou um cartão de memória para armazenamento. No lugar do produto químico, utiliza um sensor eletrônico para fazer o registro da luz.

Resolução e tamanho
Máquina tradicional:
a resolução da imagem está associada ao tipo ou às dimensões do filme utilizado.

Máquina digital: a resolução da imagem está associada à capacidade do sensor em armazenar mais pixels ou pontos. Quanto mais pixels, mais nítida e mais detalhes serão capturados da imagem.

Capacidade de armazenamento
Máquina tradicional:
a quantidade de fotos armazenadas é determinada pela quantidade de poses: 12, 24 ou 36 do filme.

Máquina digital: a quantidade de fotos é determinada pela quantidade de megabytes do cartão de memória ou pela memória interna da máquina. Quanto maior for a capacidade do cartão, maior quantidade de fotos poderão ser armazenadas.

Formatos de impressão recomendado para imagens digitais:
1 megapixel – 10 x 15
2 megapixel – 15 x 21
3 megapixel – 20 x 25
4 megapixel – 22 x 28
5 megapixel – 25 x 30
6 megapixel – 28 x 40

Classificação das câmeras digitais
Compactas automáticas

Destinadas ao fotógrafo amador, produzem imagens de boa qualidade e permitem a utilização do flash. Com este tipo de câmera, a única preocupação é enquadrar o que deseja fotografar e clicar.

143fce_1

Bridge
Destinadas ao fotógrafo amador e iniciante avançado. Esse tipo de câmera fica na categoria intermediária entre os modelos de Compactas e Reflex. Capturam fotos de ótima qualidade e entre outros recursos permitem a regulagem do flash, compensação de exposição, pontos diferentes de foco, zoom mais potente, etc.

nikon_p90_01

Reflex
Destinada ao fotógrafo avançado e profissional. Permitem a configuração de recursos avançados, troca de lentes, ajustes manuais de velocidade e diafragma, etc. São mais rápidas para registrar um assunto e geralmente possuem uma resolução maior do que os modelos das Compactas e Bridge.

d80-950

Diferenças entre Zoom Ótico e Zoom Digital
Ótico:
é obtido graças aos recursos físicos da objetiva, ou seja, é um movimento interno das lentes, e o que muda é o ângulo da visão da objetiva, sendo um grande ângulo de visão, chamado de grande angular (W) Wide ou um pequeno ângulo de visão, chamado de (T) Tele.

Digital: é obtido por meio de recursos do software que vem integrado a máquina digital. O software capta a imagem do sensor e efetua a ampliação digitalmente, o que acarreta na perda da qualidade da imagem.

Agora que você já conhece algumas diferenças básicas, é só escolher uma máquina e sair fotografando!

Fonte: SOS Computadores – Curso de fotografia digital.

Lisia Lemes


Ações

Information

2 responses

14 04 2009
Mauricio

Qual foi a fonte (ou fontes) da informação?

17 04 2009
Tico Dias

Muito legal as dicas sobre fotografia. Você poderia informar também os preços dos esquipamentos, como informação extra.

Deixe um comentário